Fundação Renova

Workshop de Restauração Florestal no Vale do Rio Doce


Sobre o evento

Nos dias 03 e 04 de maio, a Fundação Renova promoveu o Workshop de Restauração Florestal no Vale do Rio Doce. O objetivo foi consolidar as linhas gerais de um plano de ações, baseado em experiências reais de sucesso. A expectativa é que o documento contemple alternativas econômicas e ambientais, associados à restauração florestal, que sejam replicáveis no Vale do Rio Doce.

Os dois encontros foram conduzidos pela Fundação Dom Cabral (FDC) e foram transmitidos, em tempo real, pelo canal no YouTube da Fundação Renova. Os conteúdos podem ser acessados nesta página (incluindo trechos das conversas, imagens, vídeos e pesquisas citadas).

O propósito

A ideia é reunir especialistas, acadêmicos e instituições de diferentes áreas, além da sociedade civil, para discutir os pontos definidos abaixo:

• Linhas estratégicas para a restauração de 40 mil hectares ao longo da Bacia do Rio Doce;
• Exemplos de sucesso com a restauração florestal e que tiveram no Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) uma ferramenta eficaz de incentivo aos agricultores;
• Conceito e importância da Gestão da Paisagem no planejamento da Restauração florestal;
• Formas de incentivo aos agricultores visando a sustentabilidade econômica da Restauração Florestal;
• Critérios para definir os locais dos plantios e a área mínima de plantio por propriedade;
• Importância dos corredores ecológicos e a conectividade entre áreas plantadas e nativas já existentes;
• Avaliação de todos esses critérios em relação ao código florestal.

Workshop de Restauração Florestal no Vale do Rio Doce

Facilitadores

Miguel Calmon
Miguel Calmon

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestrado em Engenharia de Irrigação na Universidade Católica de Leuven (Bélgica) e doutorado em Ciências do Solo pela Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA). Suas experiências incluem, dentre outras atuações, a coordenação do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e gerência no Programa Global de Florestas e Clima da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN). Atualmente é diretor do Programa de Florestas no WRI Brasil.

Cláudio Pádua
Cláudio Pádua

Administrador de empresas e biólogo. Possui mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade da Flórida (EUA) e é professor aposentado da Universidade de Brasília. Atualmente exerce a função de reitor da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade e Vice-Presidente do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ).

Marcelo Furtado
Marcelo Furtado

Engenheiro químico, com especialização em administração de empresas e mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Atualmente é diretor-executivo do Instituto Arapyau, entidade que promove a sustentabilidade. Além disso, é membro do Yale World Fellow desde 2011, e já trabalhou como diretor-executivo do Greenpeace Brasil.

José Carlos Carvalho
José Carlos Carvalho

Engenheiro florestal, sócio-diretor da Seiva Consultoria em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Foi ministro do Meio Ambiente do Brasil de 2002 a 2003, Secretário-Executivo do Ministério de Meio-Ambiente, Diretor e Presidente do IBAMA, Secretário de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais e Diretor-Geral do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF).

Maria da Glória Abaurre
Maria da Glória Abaurre

É atualmente secretária estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo, com graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e especialização em Gestão Ambiental pela Escola Superior Serviço Público. É também sócia da Serviços de Consultoria Em Meio Ambiente Ltda, com experiência na área de Ecologia de Ecossistemas.

  • O primeiro dia

    Confira a transmissão do primeiro dia de evento:

    Palestrantes

    Henrique Lobo
    Henrique Lobo

    Engenheiro agrônomo, sanitário e ambiental, formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). É representante da Câmara Técnica de Gestão de Eventos Críticos (CTGEC) e do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce).

    Warwick Manfrinato
    Warwick Manfrinato

    Graduado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP), e mestrado pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura. É diretor do Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente e integrante do Grupo de Pesquisa Amazônica em Transformação do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP.

    Mateus Dela Senta
    Mateus Dela Senta

    Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás, com especialização em Análise Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). É analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente e atualmente trabalha no Departamento de Conservação de Ecossistemas (DECO) da Secretaria de Biodiversidade (SBio).

    Rachel Biderman
    Rachel Biderman

    Doutora em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestre em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP). É diretora-executiva do World Resources Institute Brasil.

    Ludmila Pugliese
    Ludmila Pugliese

    Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Recursos Florestais pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Atuou junto ao Instituto BioAtlântica e a SOS Mata Atlântica no gerenciamento de projetos de restauração, monitoramento, pesquisa e desenvolvimento.

    Severino Pinto
    Severino Pinto

    Pós- Doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco. É diretor de projetos do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), Coordenador Nacional do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica e Professor Adjunto da Universidade Maurício de Nassau e gerente de programas e projetos do Instituto BioAtlântica. Possui experiência nas temáticas de restauração ecológica, ecologia de comunidades vegetais, serviços ambientais e capacitação de pessoal.

    Cláudio Pádua
    Cláudio Pádua

    Administrador de empresas e biólogo. Possui mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade da Flórida (EUA) e é professor aposentado da Universidade de Brasília. Atualmente exerce a função de reitor da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade e Vice-Presidente do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ).

    Alan Batista
    Alan Batista

    Engenheiro Florestal pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz​, da Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Ciências Agrícolas e Florestais pela University of Eastern Finland. É especialista em investimentos da World Resources Institute (WRI Brasil).

    Aurélio Padovezi
    Aurélio Padovezi

    Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP), e mestre em Recursos Florestais pela mesma instituição, onde desenvolveu trabalho de pesquisa direcionado ao Monitoramento Ecológico e Envolvimento Comunitário em projetos de Restauração Florestal. É gerente de Florestas e Água na WRI Brasil.

    Jurandir Melado
    Jurandir Melado

    Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa. Foi professor do Departamentos de Matemática e Estatística da Universidade Federal do Mato Grosso. Atualmente, é consultor e sócio proprietário e coordenador técnico da Fazenda Ecológica Santa Fé do Moquém, em Nossa Senhora do Livramento (MT), onde foi desenvolvida a experiência de formação ecológica de pastagens no cerrado.

    Dia 1 - 03/05/17

    9:00 – ABERTURA
    Roberto S. Waack – Fundação Renova
    Roberto Sagot – Fundação Dom Cabral

    9:20 – ORIENTAÇÕES
    Marcelo Furtado – Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura
    Felipe Tieppo – Fundação Renova
    Claudio Boechat – Fundação Dom Cabral

    10:00 – INTERVALO – COFFEE BREAK

    10:20 às 11:15 – PAINEL DE PALESTRAS 1

    10:20 – Rio Doce
    Henrique Lobo – Comitê de Bacia do Rio Doce

    1:00 – Importância dos corredores ecológicos no planejamento da paisagem
    Warwick Manfrinato – Ministério do Meio Ambiente

    11:15 às 12:00 – PAINEL DE PALESTRAS 2

    11:15 – Planaveg – Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa
    Matheus Dela Senta – Ministério do Meio Ambiente

    11:30 – Restauração Florestal
    Rachel Biderman – World Resources Institute (WRI-Brasil) / Coalizão Brasil

    11:45 – Pacto pela Restauração da Mata Atlântica
    Ludmila Pugliese – PACTO pela Restauração da Mata Atlântica

    11:45 – ALMOÇO

    13:00 às 14:30 – TRABALHO EM GRUPO – 1ª RODADA

    Eixo 1 – Planejamento da paisagem: conexão entre os 40 mil ha e as 5 mil nascente e dispersão das ações de restauração
    Eixo 2 – Oportunidades socioeconômicas na cadeia da restauração florestal (SAF, PSA, Carbono, outros)
    Eixo 3 – Métodos de baixo custo em projetos de restauração florestal (ganho de escala)
    Eixo 4 – Governança de paisagens em projetos de restauração

    Responsável: Cláudio Boechat
    Facilitadores: Marcelo Furtado, Miguel Calmon, Cláudio Pádua, José Carlos Carvalho e Maria Gloria Brito Abaurre

    14:30 às 15:30 – PAINEL DE PALESTRAS 3

    14:30 – A cadeia produtiva da restauração e a abertura de oportunidades de geração de emprego e renda para pequenos agricultores e no ganho de escala dessas atividades
    Severino Pinto – Instituto BioAtlântica

    14:45 – Corredores Ecológicos, Gestão da Paisagem e SAF
    Cláudio Pádua – Instituto de Pesquisas Ecológicas

    15:00 – Projeto Verena + ROAM
    Alan Batista e Aurelio Padovezi – World Resources Institute (WRI-Brasil)

    15:15 – Manejo de Pastagem Ecológica: conceitos, experiências e resultados
    Jurandir Melado – Fazenda Tiriqueda

    15:30 – INTERVALO – COFFEE BREAK

    15:50 às 18:30 – TRABALHO EM GRUPO – 2ª RODADA

    Eixo 1 – Planejamento da paisagem: conexão entre os 40 mil ha e as 5 mil nascente e dispersão das ações de restauração
    Eixo 2 – Oportunidades socioeconômicas na cadeia da restauração florestal (SAF, PSA, Carbono, outros)
    Eixo 3 – Métodos de baixo custo em projetos de restauração florestal (ganho de escala)
    Eixo 4 – Governança de paisagens em projetos de restauração

    Responsável: Cláudio Boechat
    Facilitadores: Marcelo Furtado, Miguel Calmon, Cláudio Pádua, José Carlos Carvalho e Maria Gloria Brito Abaurre

    18:30 – ENCERRAMENTO
    Marcelo Furtado – Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura

  • O segundo dia

    Confira a transmissão do segundo dia de evento:

    Palestrantes

    Marília Borgo
    Marília Borgo

    Bióloga, com mestrado em Botânica e doutorado em Engenharia Florestal/Conservação da Natureza pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é vinculada à The Nature Conservancy e desenvolve ações relacionadas à conservação ambiental.

    Paulo Henrique Pereira
    Paulo Henrique Pereira

    Secretário de Meio Ambiente de Extrema, no sul de Minas Gerais. O município desenvolve o projeto Conservador de Águas, que envolve produtores rurais na recuperação de nascentes e áreas degradadas na região.

    Andrew Miccolis
    Andrew Miccolis

    Co-fundador e coordenador do Instituto Salvia de Soluções Socioambientais, especialista e consultor em Permacultura, Sistemas Agroflorestais, Desenvolvimento Social e Abordagem de Meios de Vida Sustentáveis. Também é coordenador nacional do Conselho Internacional em Pesquisa em Agrofloresta (Icraf-Brasil).

    Marcos Sossai
    Marcos Sossai

    É engenheiro florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com mestrado em Ciência Florestal e doutorado em Entomologia. É gerente de Programa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (SEAMA). Desenvolve o projeto Reflorestar, que viabiliza a recuperação da cobertura florestal, conciliando a conservação e a recuperação dos recursos naturais com a geração de renda ao produtor rural.

    Britaldo Soares Filho
    Britaldo Soares Filho

    Graduado em Geologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (USP). É professor titular do Departamento de Cartografia do Instituto de Geociências da UFMG.

    Felipe Nunes
    Felipe Nunes

    Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em Avaliação Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorando em Meteorologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente coordena o Plano de Energia e Mudanças Climáticas de Minas Gerais.

    Camila Mendes
    Camila Mendes

    Coordenadora de Projetos na Fundação Biodiversitas, atuando em diversos projetos de conservação da biodiversidade. Bióloga, com Bacharelado em Ecologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais. Presidente do Comitê Gestor do Corredor Ecológico Sossego-Caratinga. Coordenadora do Programa de Conservação da Arara-azul-de-lear, desenvolvido pela Fundação Biodiversitas na Estação Biológica de Canudos. Atuou em projetos nas áreas de Ecologia Vegetal, Mudanças Climáticas, Recuperação de áreas degradadas, Interação inseto-planta, Limnologia e Educação Ambiental.

    Dia 2 - 04/05/2017

    9:00 – ABERTURA
    Marcelo Figueiredo – Fundação Renova

    9:15 – PLANEJAMENTO DA AGENDA
    Marcelo Furtado – Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura

    9:30 às 10:30 – PAINEL DE PALESTRAS 4

    9:30 – Restauração Florestal e Sequestro de Carbono
    Marilia Borgo – The Nature Conservancy

    9:45 – Projeto Conservador de Água – Extrema, MG
    Paulo Henrique Pereira – Secretaria de Meio Ambiente de Extrema – MG

    10:00 – SAFs na recuperação de áreas degradadas e oportunidades/desafios para implantar SAFs na Bacia do Rio Doce
    Andrew Miccolis – Centro Internacional em Pesquisa em Agrofloresta

    10:15 – A experiência do Cultivando Água Boa
    Nelton Frederich – Cultivando Água Boa

    10:30 – INTERVALO – COFFEE BREAK

    10:50 – TRABALHO EM GRUPO – 3ª RODADA

    Eixo 1 – Planejamento da paisagem: conexão entre os 40 mil ha e as 5 mil nascente e dispersão das ações de restauração
    Eixo 2 – Oportunidades socioeconômicas na cadeia da restauração florestal (SAF, PSA, Carbono, outros)
    Eixo 3 – Métodos de baixo custo em projetos de restauração florestal (ganho de escala)
    Eixo 4 – Governança de paisagens em projetos de restauração

    Responsável: Cláudio Boechat
    Facilitadores: Marcelo Furtado, Miguel Calmon, Cláudio Pádua, José Carlos Carvalho e Maria Gloria Brito Abaurre

    13:00 – ALMOÇO

    14:00 às 14:45 – PAINEL DE PALESTRAS 5

    14:00 – Programa Reflorestar
    Marcos Sossai – Governo do Estado do ES

    14:15 – Possibilitando restauração em larga escala no estado de Minas Gerais
    Britaldo Soares e Felipe Nunes – Centro de Sensoriamento Remoto (UFMG) / SISEMA (MG)

    14:30 – Conectando Espécies, Paisagens e Pessoas
    Camila Mendes – Biodiversitas

    14:45 – TRABALHO EM GRUPO – 4ª RODADA

    Eixo 1 – Planejamento da paisagem: conexão entre os 40 mil ha e as 5 mil nascente e dispersão das ações de restauração
    Eixo 2 – Oportunidades socioeconômicas na cadeia da restauração florestal (SAF, PSA, Carbono, outros)
    Eixo 3 – Métodos de baixo custo em projetos de restauração florestal (ganho de escala)
    Eixo 4 – Governança de paisagens em projetos de restauração

    Responsável: Cláudio Boechat
    Facilitadores: Marcelo Furtado, Miguel Calmon, Cláudio Pádua, José Carlos Carvalho e Maria Gloria Brito Abaurre

    16:45 – INTERVALO – COFFEE BREAK

    17:00  – TRABALHO EM GRUPO – CONSOLIDAÇÃO DO DIA
    Responsável: Cláudio Boechat
    Facilitadores: Marcelo Furtado, Miguel Calmon, Cláudio Pádua, José Carlos Carvalho e Maria Gloria Brito Abaurre

    18:00 – ENCERRAMENTO E AGRADECIMENTOS

Galeria de Imagens

Workshop de Restauração Florestal no Vale do rio Doce - 1º Dia. | Foto: João Bosco

Workshop de Restauração Florestal no Vale do rio Doce - 1º Dia. | Foto: João Bosco

Workshop de Restauração Florestal no Vale do rio Doce - 1º Dia. | Foto: João Bosco

Workshop de Restauração Florestal no Vale do rio Doce - 1º Dia. | Foto: João Bosco

Roberto Waack, diretor-presidente da Fundação Renova faz a abertura do evento. | Foto: João Bosco

Roberto Waack, diretor-presidente da Fundação Renova faz a abertura do evento. | Foto: João Bosco

Especialistas e pesquisadores se reúnem para as discussões sobre restauração florestal. | Foto: João Bosco

Especialistas e pesquisadores se reúnem para as discussões sobre restauração florestal. | Foto: João Bosco

Ademir Drummond, da Fundação Dom Cabral. | Foto: João Bosco

Ademir Drummond, da Fundação Dom Cabral. | Foto: João Bosco

Felipe Tieppo, analista ambiental da Fundação Renova. | Foto: João Bosco

Felipe Tieppo, analista ambiental da Fundação Renova. | Foto: João Bosco

José Carlos Carvalho, engenheiro florestal e sócio-diretor da Seiva Consultoria em Meio Ambiente e Sustentabilidade. | Foto: João Bosco

José Carlos Carvalho, engenheiro florestal e sócio-diretor da Seiva Consultoria em Meio Ambiente e Sustentabilidade. | Foto: João Bosco

Miguel Calmon, diretor do Programa de Florestas no WRI Brasil. | Foto: João Bosco

Miguel Calmon, diretor do Programa de Florestas no WRI Brasil. | Foto: João Bosco

Maria da Glória Abaurre, sócia da Serviços de Consultoria em Meio Ambiente Ltda. | Foto: João Bosco

Maria da Glória Abaurre, sócia da Serviços de Consultoria em Meio Ambiente Ltda. | Foto: João Bosco

Henrique Lobo, do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce). | Foto: João Bosco

Henrique Lobo, do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce). | Foto: João Bosco

Henrique Lobo, do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce). | Foto: João Bosco

Henrique Lobo, do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce). | Foto: João Bosco

Henrique Lobo, do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce). | Foto: João Bosco

Henrique Lobo, do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce). | Foto: João Bosco

Warwick Manfrinato, diretor do Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente. | Foto: João Bosco

Warwick Manfrinato, diretor do Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente. | Foto: João Bosco

Especialistas compartilham experiências em palestras. | Foto: João Bosco

Especialistas compartilham experiências em palestras. | Foto: João Bosco

Mateus Dela Senta, analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente e atualmente trabalha no Departamento de Conservação de Ecossistemas (DECO) da Secretaria de Biodiversidade (SBio). | Foto: João Bosco

Mateus Dela Senta, analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente e atualmente trabalha no Departamento de Conservação de Ecossistemas (DECO) da Secretaria de Biodiversidade (SBio). | Foto: João Bosco

Rachel Biderman, diretora-executiva do World Resources Institute Brasil. | Foto: João Bosco

Rachel Biderman, diretora-executiva do World Resources Institute Brasil. | Foto: João Bosco

Rachel Biderman, diretora-executiva do World Resources Institute Brasil. | Foto: João Bosco

Rachel Biderman, diretora-executiva do World Resources Institute Brasil. | Foto: João Bosco

Ludmila Pugliese, do Instituto BioAtlântica e a SOS Mata Atlântica. | Foto: João Bosco

Ludmila Pugliese, do Instituto BioAtlântica e a SOS Mata Atlântica. | Foto: João Bosco

Henrique Lobo concede entrevista no intervalo entre as atividades. | Foto: João Bosco

Henrique Lobo concede entrevista no intervalo entre as atividades. | Foto: João Bosco

Ludmila Pugliese concede entrevista no  intervalo entre as atividades. | Foto: João Bosco

Ludmila Pugliese concede entrevista no intervalo entre as atividades. | Foto: João Bosco

Participantes do Workshop discutem em Grupos de Trabalho. | Foto: João Bosco

Participantes do Workshop discutem em Grupos de Trabalho. | Foto: João Bosco

Participantes do Workshop discutem em Grupos de Trabalho. | Foto: João Bosco

Participantes do Workshop discutem em Grupos de Trabalho. | Foto: João Bosco

Participantes do Workshop discutem em Grupos de Trabalho. | Foto: João Bosco

Participantes do Workshop discutem em Grupos de Trabalho. | Foto: João Bosco

Participantes do Workshop discutem em Grupos de Trabalho. | Foto: João Bosco

Participantes do Workshop discutem em Grupos de Trabalho. | Foto: João Bosco

Participantes do Workshop discutem em Grupos de Trabalho. | Foto: João Bosco

Participantes do Workshop discutem em Grupos de Trabalho. | Foto: João Bosco

Participantes do Workshop discutem em Grupos de Trabalho. | Foto: João Bosco

Participantes do Workshop discutem em Grupos de Trabalho. | Foto: João Bosco

Participantes do Workshop discutem em Grupos de Trabalho. | Foto: João Bosco

Participantes do Workshop discutem em Grupos de Trabalho. | Foto: João Bosco

Participantes do Workshop discutem em Grupos de Trabalho. | Foto: João Bosco

Participantes do Workshop discutem em Grupos de Trabalho. | Foto: João Bosco

Participantes do Workshop discutem em Grupos de Trabalho. | Foto: João Bosco

Participantes do Workshop discutem em Grupos de Trabalho. | Foto: João Bosco

Severino Pinto, do Instituto BioAtlântica. | Foto: João Bosco

Severino Pinto, do Instituto BioAtlântica. | Foto: João Bosco

Cláudio Pádua, do Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê). | Foto: João Bosco

Cláudio Pádua, do Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê). | Foto: João Bosco

Cláudio Pádua, do Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê). | Foto: João Bosco

Cláudio Pádua, do Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê). | Foto: João Bosco

Alan Batista, do World Resource Institute (WRI Brasil). | Foto: João Bosco

Alan Batista, do World Resource Institute (WRI Brasil). | Foto: João Bosco

Aurelio Padovezi, do World Resource Institute (WRI Brasil). | Foto: João Bosco

Aurelio Padovezi, do World Resource Institute (WRI Brasil). | Foto: João Bosco

Jurandir Melado, da Fazenda Tiriqueda. | Foto: João Bosco

Jurandir Melado, da Fazenda Tiriqueda. | Foto: João Bosco

Severino Pinto e Eduardo Figueiredo, do Instituto BioAtlântica, concedem entrevista no intervalo das atividades. | Foto: João Bosco

Severino Pinto e Eduardo Figueiredo, do Instituto BioAtlântica, concedem entrevista no intervalo das atividades. | Foto: João Bosco

Participantes do Workshop discutem em Grupos de Trabalho. | Foto: João Bosco

Participantes do Workshop discutem em Grupos de Trabalho. | Foto: João Bosco

Participantes do Workshop discutem em Grupos de Trabalho. | Foto: João Bosco

Participantes do Workshop discutem em Grupos de Trabalho. | Foto: João Bosco

Equipe da Ideia Clara faz a facilitação gráfica do evento. | Foto: João Bosco

Equipe da Ideia Clara faz a facilitação gráfica do evento. | Foto: João Bosco

Equipe da Ideia Clara faz a facilitação gráfica do evento. | Foto: João Bosco

Equipe da Ideia Clara faz a facilitação gráfica do evento. | Foto: João Bosco

Equipe da Ideia Clara faz a facilitação gráfica do evento. | Foto: João Bosco

Equipe da Ideia Clara faz a facilitação gráfica do evento. | Foto: João Bosco

Galeria de vídeos

Compartilhar:

Deixe seu comentário